Desafio ANA Aeroportos de Portugal


A ANA Aeroportos oferecia um prémio de 5.000 € para a melhor solução de captação de sinal GPS por parte das aeronaves estacionadas em stands junto à aerogare e igualmente pelos veículos em circulação em zonas cobertas (ou parcialmente cobertas) no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Procurava-se uma solução que incluísse preferencialmente modelos matemáticos com dados reais, conclusões e plano de atividades com identificação de recursos para implementar em três meses, e que fosse economicamente viável.

O projeto vencedor é do grupo de Investigação de Sistemas de Rádio do Instituto de Telecomunicações, gerido pelos professores António Rodrigues, Francisco Cercas, José Sanguino e Pedro Sebastião, docentes do IST e do ISCTE-IUL.


Testemunho: Engª Isabel de Oliveira Rebelo – Diretora de Inovação na ANA Aeroportos

O formato de procura de solução da InoCrowd permitiu disponibilizar à ANA uma variedade de propostas de soluções de elevada qualidade, demonstrando o grau de empenho dos participantes e dando, assim, garantia acrescida em relação ao formato usual de busca de soluções, normalmente limitado nas propostas.