Desafio ambiental licor negro Celtejo

A Celtejo é uma empresa que faz parte do grupo Altri.
A Altri é um produtor europeu de referência no setor da pasta de papel, sendo e um dos mais eficientes produtores da Europa de pasta de eucalipto branqueada.

O desafio consistia em identificar novas possíveis aplicações para o Licor Negro, ou lixívia negra, que não a cogeração de energia.

O licor negro é uma solução à base de carbonato de sódio, usada no cozimento da madeira para extração da celulose, composta de hidróxidos de sódio e material orgânico, além de chumbo, enxofre, hipoclorito de cálcio, sulfeto de sódio, antraquinona e outros materiais utilizados no fabrico de papel, e é um produto altamente tóxico.

A Celtejo tinha uma produção excessiva de licor negro, resultante do cozimento da madeira com licor branco, e queria identificar outras aplicações além das que neste momento são utilizadas: a cogeração de energia e a recuperação de químicos.
O processo de produção energética através de cogeração consiste na produção de vapor pela queima de licor negro (lenhina), que faz movimentar uma turbina energética. As fábricas de pasta de papel reutilizam este componente vegetal e reciclam a maioria dos químicos utilizados no seu processo produtivo.

Em resultado do desafio, foram encontradas 7 novas soluções para o uso económico do licor negro em apenas 30 dias, contribuindo de forma significativa para a sustentabilidade ambiental do planeta. As soluções das parcerias InoCrowd são ambientalmente corretas e sustentáveis.


Testemunho: Engº Carlos Coelho – Mill Manager, Diretor-Fabril

A plataforma InoCrowd é uma forma eficiente e com custos muito reduzidos de encontrar soluções inovadoras em todo o mundo. O objetivo era encontrar parceiros que utilizassem o licor negro no seu processo ou que pudessem substituir algum composto por licor negro e encontrar parceiros fidedignos para utilizar este processo.