Desafio ambiental The Navigator Company – Novas aplicações para pellets de madeira

 

The Navigator Company (Navigator) procurava novas utilizações para os granulados de madeira (pellets).
Os pellets são produzidos a partir de madeira limpa, resultante da limpeza das florestas e de desperdícios da indústria madeireira (biomassas) que, depois de triturados e secos, se transformam num produto – “serrim” – que é comprimido de modo a eliminar ao máximo resinas e humidade. O resultado é uma matéria 100% natural com um elevado poder calorífico, 3 vezes superior ao da lenha vulgar.

A quantidade de CO e CO2 libertada pelos pellets é reduzida, equivalente à que as árvores de onde provieram absorveram durante o seu crescimento e libertariam no meio ambiente na sua decomposição.

O pellet é considerado um combustível limpo, porque a emissão de compostos químicos é muito reduzida durante a combustão em caldeiras. Por isso, é a menos poluente das formas de extração de energia.

Até à data, os pellets de madeira eram apenas usados para produção de calor no mercado industrial e doméstico, e para animal bedding.
A União Europeia é o motor do mercado de pellets de madeira. Em 2010, consumiu 9,8 milhões de toneladas de pellets, das quais 2,2 milhões foram importadas.
A Colombo Energy é uma subsidiária da The Navigator Company, sediada na Carolina do Sul, EUA. Acaba de construir em 2016 uma fábrica internacional de pellets com a capacidade de 500 mil toneladas/ano, ca. 5% da capacidade mundial para consumidores industriais. É uma das maiores fábricas de pellets nos EUA e um investimento de US$110 milhões.

É neste contexto que a Colombo Energy procurava identificar novas aplicações para os pellets de madeira como produto final. Se fosse necessário algum desenvolvimento, não poderia ultrapassar 6 meses. Os mercados podiam ser B2B ou B2C.
As novas utilizações deveriam exigir no mínimo de 50.000 a 100.000 toneladas/ano de pellets.

O desafio esteve aberto durante 60 dias captando a atenção de Investigadores de diversas universidades, centros de investigação, start-ups e spin-offs.
17 soluções inovadoras válidas, isto é, correspondendo a todos os critérios exigidos, foram recebidas na plataforma InoCrowd.
As aplicações propostas foram as mais diversas, no âmbito da proteção/recuperação ecológica e ambiental, na construção civil, na indústria automóvel, e as estimativas de mercado em muitos casos atingem os biliões de dólares americanos em apenas 5 anos.
A solução vencedora visa um mercado calculado em mais de 5 milhões de dólares em 2021, e revela a enorme vantagem do uso de pellets como matéria-prima, tirando partido da sua elevada densidade e baixo teor de humidade, fatores que facilitam o seu transporte e armazenamento, além de representarem fatores económicos muito favoráveis em termos energéticos e no impacto ecológico.

As soluções foram avaliadas pelo departamento de Inovação da The Navigator Company.
O projeto vencedor é de um investigador docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.


Testemunho: Engº Carlos Coelho – Mill Manager, Diretor-Fabril

A plataforma InoCrowd é uma forma eficiente e com custos muito reduzidos de encontrar soluções inovadoras em todo o mundo. O objetivo era encontrar parceiros que utilizassem o licor negro no seu processo ou que pudessem substituir algum composto por licor negro e encontrar parceiros fidedignos para utilizar este processo.