Desafio Volkswagen Autoeuropa – Ensaios não destrutivos com soldadura a laser


A Volkswagen Autoeuropa pretendia encontrar um novo processo de testar soldaduras que não implicasse a destruição de 6 veículos por ano. Este novo procedimento deveria ainda otimizar significativamente o tempo de análise da qualidade das soldaduras, apresentar potencial de padronização no Grupo Volkswagen, ser aplicável em ambiente industrial, ter custo reduzido e retorno do investimento num prazo inferior a um ano.
O projeto vencedor trouxe tecnologia da aviação para a autoindústria e recebeu um prémio no valor de 5.000 euros. Foi da responsabilidade do grupo de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.


 

Testemunho: Engª Margarida Pereira, Diretora de Inovação da Autoeuropa

A plataforma promovida pela InoCrowd permitiu à Volkswagen Autoeuropa o acesso a conhecimento e competências de que não dispõe na sua organização.
A forma simples como é promovida a resolução de problemas, sob a forma de desafios, permite estreitar laços entre empresas, universidades e instituições ligadas a I&D.
A Volkswagen Autoeuropa reconhece nesta abordagem um enorme potencial de promoção e alavancagem da capacidade de inovação nas empresas, conduzindo a investigação científica para o desenvolvimento de soluções que se traduzirão em criação de valor em processos e produtos.